Nomes de santos: Bernardo

Sendo um dos nomes favoritos dos portugueses, Bernardo tem um significado muito curioso. Por vezes é visto como um nome «betinho», mas é um nome que pode interessar a muitos e com boas razões.

Bernardo deriva do germânico «forte como um urso» («bern» significa urso, o que faz sentido porque não está longe de «bear», que significa urso em inglês). Para mim, só o significado já é tudo!

O nome já era usado na Europa central antes do ano 1000, e provavelmente já existia em Portugal pela altura da fundação da nacionalidade. Pelo final da Idade Média, já estava difundido por toda a Europa. No entanto, atualmente Portugal é provavelmente o único país onde o nome se mantém popular.

Como padroeiro de todos os Bernardos, temos São Bernado de Claraval, Doutor da Igreja. Nasceu no final do século XI e foi educado por uma família com firmes valores morais. Estudou numa escola eclesiástica e entrou numa comunidade de monges beneditinos. Pouco depois, procurando uma vida mais austera, fundou o mosteiro de Cister em Claraval (França), do qual foi abade.


Apesar das dificuldades causadas por diversos problemas de saúde, deixou-nos bastantes obras teológicas de grande qualidade literária e doutrinária, por exemplo sobre temas bíblicos e sobre a Virgem Maria. 

Por diversas vezes foi chamado a servir de mediador e conselheiro em questões civis e religiosas. Defendeu ferozmente, contra um racionalista da época, que descobrir Deus não exige apenas o exercício da razão, mas também da emoção, pois sem amor não se conhece Deus, dizendo: «O Pai nunca se conhece completamente se não for amado perfeitamente».

São Bernardo, que sempre sentiu um conflito interior entre a vontade de cultivar a sua vida espiritual e de proximidade com Deus e a vontade de sair do mosteiro para servir caridosamente os pobres, veio a falecer em 1153. A sua festa é celebrada pela Igreja a 20 de agosto.

O nome Bernardo não consta, hoje em dia, em qualquer das suas variantes, em nenhum dos rankings de registos europeus. A exceção é, claro está, Portugal, onde ficou em 34.º lugar em 2016, o que representa pouca variação face aos últimos anos.

Penso que, enquanto no estrangeiro o nome é visto como antiquado e fora de moda, em Portugal é visto como distinto e elegante. Curiosamente, embora, na mente dos portugueses esteja associado às classes altas, a verdade é que, por exemplo, na genealogia da família real portuguesa não se conta nenhum Bernardo...

Para mim, Bernardo é um nome muito interessante, que fica bem quer num bebé, quer num homem adulto. Penso que, sendo um nome com um passado tão vasto, tembém tem ainda um futuro muito promissor em Portugal.

Fontes da pesquisa:
https://www.britannica.com/biography/Saint-Bernard-de-Clairvaux
https://www.behindthename.com/name/bernard
http://dmnes.org/name/Bernard

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nomes de virtudes: Constança

Nomes para o Dia da Imaculada Conceição

10 nomes «escondidos» na Bíblia