10 nomes «escondidos» na Bíblia
Todos sabemos que, na Bíblia, há um Adão e uma Eva, um Noé, uma Maria e um José, e também um Pedro. Mas hoje quero dedicar-me aos nomes «escondidos na Bíblia», que poucos sabem que lá estão. A maioria destes nomes são bem conhecidos em Portugal, mas quase ninguém sabe que são bíblicos. Vamos à descoberta...
1. Mara
Sim, Mara, e não Maria. É um nome que significa «amarga» e é usado no livro de Rute, do Antigo Testamento. Foi escolhido por Noemi, sogra de Rute, para mostrar o seu estado de espírito após a morte do marido e dos filhos, passando a substituir o antigo nome (Noemi significava «doçura, alegria»).
Rute 1, 20
2. Rúben
Rúben é um nome considerado tão moderno, que espanta quando descobrimos que é um dos nomes mais antigos da Bíblia, encontrando-se logo no primeiro livro, o Génesis. É o nome do filho mais velho de Jacob, e, portanto, do pai de uma das 12 tribos de Israel. Enquanto filho mais velho, tentou salvar o irmão José quando este foi maltratado e vendido como escravo pelos restantes irmãos, mas não foi capaz de o encontrar. Mais tarde, fez questão de proteger também Benjamim, o seu irmão mais novo.
Rúben ouviu-os e quis salvá-lo das suas mãos. Então disse: «Não atentemos contra a sua vida.»
Génesis 37, 21
3. Cláudia
É um nome latino, e é mencionado no Novo Testamento, pertencendo a uma mulher cristã que se encontrava com São Paulo na altura em que ele escreveu a Segunda Carta a Timóteo. Cláudia é referida na carta porque envia cumpriemntos para Timóteo. Infelizmente, pouco sabemos sobre ela.
Faz o possível por vir antes do Inverno. Cumprimentos de Êubulo, Pudente, Lino, Cláudia e todos os irmãos. O Senhor esteja contigo e a graça vos acompanhe.
2 Timóteo 4, 21-22
4. Júlia
Júlia é outro nome latino referido numa carta de São Paulo, que pertencia a uma mulher cristã de quem pouco sabemos. Na Carta aos Romanos, São Paulo envia cumprimentos a Júlia, entre outros cristãos.
Saudai Filólogo e Júlia, Nereu e sua irmã, Olímpio e todos os santos que estão com eles. Saudai-vos uns aos outros com um beijo santo. Saúdam-vos todas as igrejas de Cristo.
Romanos 16, 15-16
5. Dário
O nome Dário significa «aquele que possui o bem» e pertence a um rei persa referido em diversos livros do Antigo Testamento, como o de Esdras e o de Daniel. Em ambos, ele é referido como um homem pagão, mas que tratava os judeus com justiça, ordenando a reconstrução do templo de Jerusalém e admirando as maravilhas que Deus fez na vida do profeta Daniel.
Então, o rei Dario escreveu: «A todos os povos, a todas as nações e à gente de todas as línguas que habitam a face da terra, paz e prosperidade!»
Daniel 6, 26
6. Alexandre
Alexandre é um nome que significa «aquele que ajuda» ou «aquele que defende», portanto é muito adequado que o nome surja no Evangelho associado àquele que ajudou Jesus a carregar a cruz até ao calvário: Simão Cireneu. Simão é referido no Evangelho de São Marcos como sendo natural de Cirene e pai de Alexandre e de Rufo. Assim, Alexandre é um nome bíblico que passa despercebido a muitos.
Para lhe levar a cruz, requisitaram um homem que passava por ali ao regressar dos campos, um tal Simão de Cirene, pai de Alexandre e de Rufo.
Marcos 15, 21
7. Eunice
Eunice é outro nome do Novo Testamento que normalmente passa despercebido. Significa «boa vitória» e pertencia à mãe de Timóteo, discípulo de Paulo. É precisamente na 2.ª Carta da Timóteo que São Paulo refere Eunice como uma mulher de grande fé e que desde cedo transmitiu os ensinamentos das Escrituras ao filho Timóteo.
Trago à memória a tua fé sem fingimento, que se encontrava já na tua avó Loide e na tua mãe Eunice e que, estou seguro, se encontra também em ti.
2 Timóteo 1, 4-5
8. Joana
Sabemos de vários Joões na Bíblia, em especial João Batista e João Evangelista (autor do quarto Evangelho), mas existe também uma Joana, mencionada por São Lucas no seu Evangelho. Era mulher de um funcionário de Herodes, mas isso não a impediu de apoiar o anúncio da Boa Nova com o seu trabalho e riquezas. Mais tarde, foi testemunha, juntamente com outras mulheres, da ressurreição de Jesus, mas não conseguiu que os Apóstolos acreditassem.
Acompanhavam-no os Doze e algumas mulheres, que tinham sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demónios; Joana, mulher de Cuza, administrador de Herodes; Susana e muitas outras, que os serviam com os seus bens.
Lucas 8, 2-3
9. Joaquim
Joaquim é um nome que surge diversas vezes na Bíblia, pertencendo a um rei de Judá, que reinou na época do profeta Jeremias, mas não o aceitou bem, tendo queimado os textos das profecias. O nome Joaquim também é mencionado no livro de Daniel, onde pertence a um homem rico cuja esposa, Susana, foi injustamente acusada de adultério, mas inocentada pelo jovem Daniel.
No quarto ano do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, a palavra do Senhor foi dirigida a Jeremias, nestes termos...
Jeremias 36, 1
10. Lúcio
Este nome, que significa «luz», normalmente é usado na versão feminina, Lúcia. Mas na Bíblia, a versão masculina é usada duas vezes, referindo-se a um cristão de Antioquia nos Atos dos Apóstolos e a um parente de São Paulo, na Carta aos Romanos.
Havia na igreja, estabelecida em Antioquia, profetas e doutores: Barnabé, Simeão, chamado 'Níger', Lúcio de Cirene, Manaen, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo.
Atos 13, 1-2
Estes são alguns dos nomes usados pelos portugueses que poucos se apercebem que são bíblicos. Qual é o vosso preferido? Querem partilhar outros?
Comentários
Enviar um comentário