Nomes de santos: Martim

Novembro é o mês em que celebramos São Martinho e, apesar de Martinho não ser um nome muito popular em Portugal - foi escolhido para apenas 22 meninos em 2016 - o nome Martim, variante de Martinho, é francamente popular.

Martim deriva do latim Martis, o nome do deus romano da guerra (em português, Marte). Assim, está relacionado com o nome Marcos, que também deriva de Marte. Apesar desta ligação à religião romana, é também um nome com muita tradição no Cristianismo, sendo usado na Europa já desde o século VII.

São Martinho nasceu no território da atual Hungria, no século IV. Ainda muito jovem converteu-se ao Cristianismo, mas não foi logo batizado e foi obrigado a integrar o exército romano. A lenda conta que, vendo um pobre com frio, cortou o seu manto em dois e deu-lhe metade. Nessa noite, Martinho sonhou que o próprio Jesus recebia dele o manto. Quando acordou, o manto estava inteiro. Esta visão motivou Martinho a concluir a sua instrução cristã e ser batizado. Pediu para se retirar do exército, afirmando que era um soldado de Cristo, pelo que não podia lutar. Foi preso por cobardia, mas acabou por ser libertado.



A partir daí, Martinho tornou-se monge e fundou o primeiro mosteiro de sempre em França. Mais tarde, tornou-se o primeiro bispo de Tours, continuando a fundar mosteiros e a trabalhar pela defesa da Igreja e mesmo daqueles que tinham opiniões diferentes das dele. Morreu em 397 e  é celebrado no dia 11 de novembro.

Em Portugal, são usadas, desde a Idade Média, quer a variante Martinho, quer na variante Martim. Por exemplo, D. Sancho I recebeu o nome de Martinho à nascença, embora mais tarde o nome tenha sido alterado para Sancho. E não podemos esquecer Martim Moniz, cavaleiro português que, com o seu corpo, impediu o fecho de uma das portas do castelo de Lisboa, permitindo a entrada das tropas portuguesas e a conquista da cidade aos mouros, em 1147.

Atualmente, Martin (versão internacional do nome) é um nome muito popular em muitos países da Europa: ficou em 59.º lugar na Áustria (2014), em 57.º lugar na Bélgica (2015), em 42.º lugar na Hungria (2015), em 33.º lugar na Eslovénia (2016), em 30.º lugar em França (2015), em 23.º lugar na Noruega (2015), em 13.º lugar na República Checa (2014) e quarto lugar em Espanha (2015). No Chile também alcançou o 4.º lugar em 2014, mas nos países de língua inglesa fica abaixo do 200.º lugar dos rankings.

Em Portugal está em 5.º lugar no ranking de 2016, sendo definitivamente muito apreciado pelos pais portugueses! Pessoalmente, gosto muito do nome, porque tem uma sonoridade muito bonita, e é um dos meus preferidos para menino. O que acham do nome Martim?

Fontes da pesquisa:
https://www.behindthename.com/name/martin
http://dmnes.org/name/Martin
https://www.britannica.com/biography/Saint-Martin-of-Tours
https://santo.cancaonova.com/santo/sao-martinho-de-tours-intercessor-e-modelo-de-apostolado/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nomes de virtudes: Constança

Nomes para o Dia da Imaculada Conceição

10 nomes «escondidos» na Bíblia