Nomes bíblicos: Sara

Sara é um nome que se tem mantido popular durante as últimas décadas, mas não parece demasiado moderno. Também é um nome que não soa antiquado, mas, na verdade, é um dos nomes mais antigos que usamos hoje em dia, pois é milenar.

Sara era o nome da esposa de Abraão, considerado o pai do povo hebreu, que deu origem 3 religiões: o Judaísmo, o Islamismo e o Cristianismo. É, assim, um nome interreligioso. Mas o que mais gosto neste nome é que significa «princesa» em hebraico!


Sara, a mulher de Abraão, era estéril e de idade avançada, mas Deus prometeu a Abraão que ela seria mãe de nações, e que iria dar à luz um filho. Sara não acreditou e riu-se da ideia, mas de facto teve um menino, a quem chamaram Isaac, precisamente porque significa «risos» (mas isso já é tema para outro post!).

O nascimento de Isaac trouxe grande felicidade a Abraão e Sara, e com ele Deus cumpriu a sua promessa, já que Isaac foi pai de Jacob, que deu origem às 12 tribos de Israel, isto é, a todo um povo. Como Sara, todos nós nos vamos equilibrando entre momentos de incredulidade e momentos de esperança, e é isso que eu gosto nesta figura bíblica. Não existe um dia dedicado pela Igreja Católica a Sara, mãe dos crentes, mas Abraão é celebrado a 9 de outubro e os antepassados de Jesus (o que inclui Sara) são celebrados a 24 de dezembro.

Há ainda outra Sara na Bíblia, menos conhecida, no livro de Tobias, que, por ter pedido com fé que Deus lhe desse um marido, recebeu, pela intervenção do anjo Rafael, a resposta às suas preces, casando com Tobias.

Sara é um nome que, tal como outros nomes do Antigo Testamento, foi pouco usado na Idade Média e só ganhou notoriedade depois da Reforma Protestante. No entanto, não perdeu pela demora, sendo hoje um dos nomes mais populares em todo o globo!

O nome figura no 30.º lugar dos rankings belga (2015) e sueco (2016), no 27.º lugar do ranking húngaro (2015), no 25.º lugar do ranking checo (2014), no 24.º lugar dos rankings dinamarquês e finlandês (2015), no 11.º lugar do ranking italiano (2015), no 10.º lugar do ranking espanhol (2015), no 9.º lugar do ranking holandês (2016), no 8.º lugar do ranking norueguês (2015), no 7.º lugar do ranking esloveno (2016), no 3.º lugar do ranking suíço (2013) e no 2.º lugar dos rankings da Bósnia-Herzegovina (2016) e da Islândia (2015).

Já a versão Sarah também é muito popular, figurando em 68.º lugar nos rankings escocês e neozelandês (2016), em 57.º lugar no ranking norte-americano (2016), em 14.º lugar no ranking irlandês (2015), em 12.º lugar no ranking francês (2015) e em 7.º lugar do ranking austríaco (2014).

Em Portugal, Sara ocupou o 26.º lugar no ranking de registos de 2016, mas tem vindo a perder alguma popularidade nos últimos anos (por exemplo, em 2011 estava em 16.º lugar).

Este nome tem um significado lindo e penso que a sua simplicidade lhe dá muita frescura, por isso gosto sempre de saber que ainda há quem goste dele. Penso que é amoroso numa bebé, pois estamos a chamar-lhe «princesa». O que acham do nome Sara?

Fontes da pesquisa:
https://www.behindthename.com/name/sarah
http://dmnes.org/name/Sara
https://www.britannica.com/biography/Sarah

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nomes de virtudes: Constança

Nomes para o Dia da Imaculada Conceição

10 nomes «escondidos» na Bíblia