Nomes bíblicos: André
André é um nome tão atual como milenar e, na sua simplicidade, tem conquistado uma grande popularidade entre os portugueses nas últimas décadas. O nome André deriva do grego Andreas, que significa «masculino», e que, por sua vez, deriva da palavra grega para «homem».
Santo André foi um dos 12 Apóstolos de Jesus. Natural de Betsaida, na Galileia, era irmão de Simão (que mais tarde recebeu o nome de Pedro) e trabalhava como pescador no Mar da Galileia. Era discípulo de São João Batista, e, ouvindo-o referir-se a Jesus como «o Cordeiro de Deus», decidiu seguir Jesus. Foi o primeiro discípulo a seguir Jesus e chamou também o seu irmão Simão para O seguir. Quando se encontravam a pescar no mar da Galileia, Jesus disse-lhes: «Vinde comigo e Eu farei de vós pescadores de homens.» (Mt 4, 19). E, imediatamente, eles deixaram as redes e seguiram Jesus.
A partir daí, Santo André assistiu aos ensinamentos de Jesus e aos seus milagres. Foi chamado para ser um dos doze Apóstolos, a quem Jesus deu o «poder de expulsar os espíritos malignos e de curar todas as enfermidades e doenças», e a quem enviou a proclamar o Reino dos Céus.
Tal como os restantes Apóstolos, Santo André esteve presente na Última Ceia, recebendo o mandato de Jesus para celebrar, de futuro, a ceia em memória d'Ele. Assim, foi ordenado sacerdote. Os 12 Apóstolos são considerados pela Igreja Católica os primeiros bispos da Igreja. A Igreja Católica considera-se, aliás, «apostólica», porque foi fundada sob a autoridade dos Apóstolos.
Depois da Ressurreição, André, como os restantes Apóstolos, recebeu o poder de «perdoar os pecados» e também indicações de Jesus para «fazer discípulos de todos os povos», para os batizar e lhes ensinar a Boa Nova. Assim, segundo a tradição, o Apóstolo André pregou o Evangelho na Grécia, tendo sido crucificado em Patras, numa cruz em forma de X (este estilo de cruz ficou conhecido como cruz de Santo André).
Santo André é o padroeiro da Escócia, da Rússia, da Roménia e da Grécia. Na bandeira da Escócia figura, aliás, a cruz de Santo André. A Festa deste santo é celebrada pela Igreja Católica a 30 de novembro.
O nome André tornou-se muito popular na Idade Média por toda a Europa, e ainda hoje é muito popular um pouco por todo o lado: nos EUA, o nome Andrew foi o 34.º mais registado em 2016, na Escócia, foi o 46.º mais registado no mesmo ano e na Irlanda foi o 60.º mais registado em 2015. Mas noutros países não se regista a mesma popularidade: em Inglaterra e Gales ocupou o 209.º lugar em 2016 e na Nova Zelândia não consta sequer do ranking desse ano.
O nome André, na versão portuguesa (que também é a francesa e a alemã) não consta do ranking francês de 2015. Em Portugal, pelo contrário, ocupou o 35.º lugar no ranking de 2016.
É um nome comum, mas que não perde o seu encanto. É um nome sempre clássico e sempre atual, de que gosto bastante. Penso que é uma escolha muito bonita e especial para os bebés do século XXI. O que pensam deste nome?
Fontes da pesquisa:
http://www.liturgia.pt/martirologio/elogio.php?data=2017-11-30
https://www.behindthename.com/name/andrew
http://dmnes.org/name/Andrew
http://www.scotland.org/features/who-was-st-andrew
https://www.britannica.com/biography/Saint-Andrew
Comentários
Enviar um comentário