Nomes para o dia de Todos os Santos

Este post faz parte de uma edição especial que quero publicar aqui no blog nos feriados religiosos. 

Nomes para esta data, o dia de Todos os Santos, não devem faltar, certo? Literalmente qualquer nome de santo serve. Sim, mas há nomes ainda mais adequados para celebrar a santidade, que é o que celebramos hoje. Por isso tenho 5 propostas.


1. Santiago

A escolha n.º 1 dos portugueses no ano de 2016, com 2102 registos, não poderia faltar nesta lista. Este nome refere-se, de maneira que não poderia ser mais específica, a São Tiago. Conhecido por ser um dos principais Apóstolos de Jesus, São Tiago maior presenciou a transfiguração de Jesus e muitos outros momentos marcantes da sua vida. Era irmão de São João Evangelista. Todos os anos, milhares de pessoas deslocam-se a Santiago de Compostela, na Galiza, para visitar a catedral deste santo. Outro nome semelhante é Santana, numa referência direta a Santa Ana, mãe de Nossa Senhora.

2. dos Santos

Sim, é possível dar «dos Santos», como segundo nome, a uma criança nascida em Portugal, apesar de «Santos» soar mais a apelido. É também possível escolher segundos nomes como «de Santa Maria»,  «de Santa Cruz», «de São Pedro», «de São Luís», «de Santa Clara», etc. Por exemplo, os dois filhos de D. Duarte, pretendente ao trono português, chamam-se Afonso de Santa Maria e Dinis de Santa Maria. Mas a minha ideia surgiu quando li que as infantas espanholas se chamam Leonor de Todos los Santos e Sofía de Todos dos Santos. Eu gosto muito da ideia de ter todos e quaisquer santos como nossos padroeiros. Também é possível escolher «dos Mártires» como segundo nome.

3. Sancho e Sancha

Os nomes Sancho e Sancha significam, na verdade, «Santo» e «Santa», portanto são uma excelente forma de celebrar a santidade. Aliás, conjugados com um nome de santo, tornam-se uma referência específica ao padroeiro. Por exemplo, Sancho Francisco refere-se a São Francisco e Sancha Rita refere-se a Santa Rita. Mas também existe uma Beata Sancha, filha do rei D. Sancho I, que foi monja em Coimbra (celebra-se a 20 de junho). No entanto, não são nomes muito populares: Sancho obteve 3 registos em 2016 e Sancha apenas 1.

4. Renato e Renata

Embora seja uma ligação menos óbvia, Renato e Renata significam «renascido» e «renascida», numa referência ao batismo, a única maneira de alguém poder «nascer de novo». Ora, é pelo batismo que nos tornamos santos, isto é, consagrados a Deus. Os nomes Renato e Renata lembram-nos, assim, de que, desde o batismo, somos chamados à santidade.

5. Cristina, Cristiano, Cristiana, Cristóvão...

Os nomes começados por «Crist» são todos derivados da palavra «Cristo». Cristina, Cristiano e Cristiana significam «cristão», isto é, «semelhante a Cristo». Sendo esta a melhor definição de «santo», temos aqui uma bela referência a qualquer santo. Cristóvão significa «portador de Cristo», pelo que é outra maneira interessante de nos referirmos aos santos, uma vez que eles transmitem Jesus aos outros.

E estas são as minhas ideias principais de nomes diretamente relacionados com a santidade. Claro que há outros nomes mais genéricos que também podemos associar aos santos, como «do Céu», «da Glória», «Espírito Santo», «Pio» e «Pia», «Graça», etc. Mas estes pareceram-me os mais centrados no tema. Que outras sugestões têm de nomes sobre santidade?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nomes de virtudes: Constança

Nomes para o Dia da Imaculada Conceição

10 nomes «escondidos» na Bíblia