Nomes de santos: Nuno
Nuno é um nome quase exclusivamente português. É um nome medieval, de origem pouco clara, mas que, na segunda metade do século XX, floresceu em Portugal. Podemos apontar, como possíveis significados, «nono» (do latim Nonus) e «avô» (do latim Nunnus), mas não há certezas.
O que é certo é que, quando falamos do nome Nuno, há uma figura incontornável, quer na história do nosso país, quer na história da Igreja Católica: D. Nuno Álvares Pereira, também conhecido como São Nuno de Santa Maria ou Santo Condestável. A festa de São Nuno é celebrada pela Igreja no dia 6 de novembro, portanto não podia deixar passar este mês sem este post!
São Nuno nasceu em 1360, numa família nobre. Torna-se pajem muito jovem, sendo armado cavaleiro ainda na adolescência. Casa-se com D. Leonor de Alvim, com quem tem 4 filhos. Aquando da morte do rei D. Fernando, abre-se uma crise de sucessão. Nuno toma partido por D. João, o Mestre de Avis, que o nomeia Condestável, ou seja, comandante supremo do exército. A liderança de D. Nuno Álvares Pereira leva o exército português a uma estrondosa vitória na famosa Batalha de Aljubarrota, em 1385.
Mas a vida espiritual de Nuno é igualmente impressionante, sendo grande a devoção a Maria e à Eucaristia. Por isso, mandou construir, às suas custas, diversas igrejas em Portugal. Em 1423, já depois de enviuvar, renuncia a todos os seus bens e ingressa num convento carmelita por ele fundado. Tomou o nome de Frei Nuno de Santa Maria, um testemunho da sua devoção a Nossa Senhora do Carmo. A sua vida passa a ser dedicada exclusivamente à oração e ao serviço dos pobres, até à sua morte, em 1431.
Apesar de imediatamente ter ficado conhecido como «Santo Condestável», a verdade é que só foi beatificado já no século XX (em 1918) e canonizado recentemente (em 2009). Dizem que a intervenção dos espanhóis junto do Vaticano terá adiado o reconhecimento da sua santidade... A verdade, porém, é que a canonização do Condestável, além de ser há muito esperada pelos portugueses, era inteiramente merecida.
Hoje, o nome Nuno só existe em Portugal, tendo registado um grande aumento de popularidade na década de 1970 e ocupando o 50.º lugar no ranking de registos de 2016. Sempre gostei muito deste nome, pela sua simplicidade e porque penso que se adapta bem a pessoas de qualquer idade e estrato social: digamos que «fica sempre bem». O que pensam deste nome?
Fontes da pesquisa:
https://www.behindthename.com/name/nuno
https://santo.cancaonova.com/santo/sao-nuno-de-santa-maria/
Comentários
Enviar um comentário